top of page
  • Foto do escritorProf. Marcelo

Atividade 2 – Manutenção e Patologia das Edificações – 53-2024


RESOLUÇÃO: MANUTENÇÃO E PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES: 1ª QUESTÃO: A qualidade dos serviços de recuperação e reforço estrutural depende de perícia adequada, a partir da qual serão analisadas as principais causas da manifestação patológica. Analise o trecho a seguir com a descrição de uma intervenção em superfície de concreto: “técnica utilizada em superfícies ásperas, decorrentes de deficiências construtivas, causadas por utilização de forma bruta ou falta de vibração adequada”. GRANATO, J. E. Patologia das Estruturas. São Paulo: s. n., 2020. Com base no texto, assinale a intervenção descrita: ALTERNATIVAS: 1 - Corte. 2 - Lavagem. 3 - Polimento. 4 - Apicoamento. 5 - Escovação manual.

 

 

2ª QUESTÃO: As e florescências se apresentam em forma de manchas esbranquiçadas nas superfícies das alvenarias cerâmicas e no concreto. Pode ser observado também em tons esverdeados ou mais escuros, pois está em função do tipo de sal ou certos fungos que estão ou não misturados na água.Manutenção e Patologia das Edificações. Regina De Toni e Stephanie Vicente Moi. Maringá – PR: Unicesumar,2022.Assinale a alternativa correta sobre essa manifestação patológica: ALTERNATIVAS: Para a ocorrência da e florescência são necessárias baixas temperaturas para desencadear a manifestação patológica.Para a ocorrência da e florescência é necessário elevados esforços e sobrecarga para desencadear a manifestação patológica.Para a ocorrência da e florescência é necessário bactérias e fungos para desencadear a manifestação patológica. Para a ocorrência da é necessária uma fonte de calor para desencadear a manifestação patológica. Para a ocorrência da e florescência é necessária umidade para desencadear a manifestação patológica.

 

 

3ª QUESTÃO: A respeito das patologias de fundações, assinale a afirmação correta. ALTERNATIVAS: Fazer um inventário de danos e executar sondagens adicionais são ações aconselháveis para a definição das causasdos danos em fundações e da solução de reparação a ser empregada. Interferências no solo, modificações ou movimentações causam uma perturbação no sistema estrutural, podendodanificar e os danos não só ficam escondidas no solo, acabam afetando a edificação como um todo. Porém, todas modificações e movimentações ocorrem apenas enquanto ocorre a execução, não havendo indícios de perturbação posteriormente. O Ensaio SPT é basicamente o ensaio feito para a Sondagem SPT, ou Sondagem a Percussão. Esse tipo de ensaio é o método mais utilizado no Brasil para investigação de solo e determinação da solução para fundação mais correta e adequada. O Ensaio SPT, ou Standart Penetration Test (SPT) é feito com o propósito de se obterem índices de resistência à penetração do solo, sendo indicado apenas para obras de grande porte e de alto padrão.Em relação à expansibilidade que se caracterizam por solos que estão suscetíveis a alteração de resistência em decorrência da precipitação ou ausência dela, estes solos são aqueles que não apresentam retração elevada do seu volume. É muito importante que o engenheiro civil projetista possa ter em mente e que os fatores extrínsecos tais como o clima, hidrologia, vegetação, tipos de solo, entre outros, podem influenciar na segurança das fundações de uma edificação.Denomina-se recalque a deformação que ocorre no solo quando submetido a cargas. Essa deformação provoca movimentação na fundação que, dependendo da intensidade, pode resultar em sérios danos a estrutura. Vale ressaltar que o recalque só ocorre em solos que não foram compactados de maneira correta, para solos bem compactados não há problemas relacionados a essa manifestação patológica.

 

 

4ª QUESTÃO: As fissuras aparecem quando a força exercida no material é superior à sua capacidade de resistência. As fissuras nas estruturas podem ser evitadas conforme as orientações das normas dos materiais, além disso,deve-se realizar de maneira periódica as medidas preventivas.Manutenção e Patologia das Edificações. Regina De Toni e Stephanie Vicente Moi. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. As fissuras que não variam conforme as mudanças de tensões, onde não há progressão do seu estado ao longo do tempo, podem ser classificadas em: ALTERNATIVAS: 1 - Fissura permanente. 2 - Fissura hidroscópica. 3 - Rachadura. 4 - Fissura passiva. 5 - Fissura ativa.

 

 

5ª QUESTÃO: Sendo a patologia uma ciência formada por teorias que explicam o mecanismo e a causa da ocorrência demanifestações patológicas – resultado de mecanismo de degradação, pode-se afirmar: ALTERNATIVAS: No processo de recuperação da estrutura pode ser necessário, além da correção da manifestação, o reforço ou a reconstrução do elemento. O reforço consiste no aumento da resistência do elemento, em relação ao projeto original e a reconstrução consiste na necessidade de refazer o elemento.Fissuras em concreto ocorrem apenas devido ao carregamento diretamente aplicado e excessivo.Entre as patologias de construção causadas por falha de impermeabilização, destaca-se a exsudação, que corresponde a depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície de revestimentos como pisos (cerâmico sou não), paredes e tetos. Tais depósitos resultam da migração e posterior evaporação de soluções aqui assinaladas formadas a partir dos sais presentes em materiais como tijolos, cimento, areia, concreto e argamassa,entre outros. Carbonatação é a manifestação patológica que se manifesta através do surgimento de espaços não preenchidos e mestruturas de concreto, podendo ser observados em pilares, vigas, lajes ou paredes.O principal fator de proteção contra corrosão da armadura em estruturas de concreto armado é o fck adotado.

 

 

6ª QUESTÃO: A Engenharia Diagnóstica aborda o processo de identificação das manifestações patológicas e falhas nonível de desempenho das construções, com o propósito de reparos e/ou aprimoramentos, para solucionar aedificação. Manutenção e Patologia das Edificações. Regina De Toni e Stephanie Vicente Moi. Maringá – PR: Unicesumar,2022. Ao identificar depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície do revestimento, como pisos(cerâmicos ou não), paredes e tetos, resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquI assinaladas. Podemos classificar essa manifestação patológica como: ALTERNATIVAS: 1 - Exsudação. 2 - Desagregação. 3 - Calcinação. 4 - Eflorescência. 5 - Carbonatação.

 

 

7ª QUESTÃO: Entre os inúmeros problemas patológicos que afetam os edifícios, as trincas assumem posição de destaque.Acerca de fissuras ou trincas em edifícios, assinale a opção correta. Ao realizar uma vistoria, o engenheiro demanutenção de um hospital constatou a existência de uma fissura em uma viga de concreto armado. Afissura localiza-se próxima a um dos apoios e tinha inclinação de 45º em relação ao eixo da viga. Com essas informações, é correto afirmar que a fissura foi causada por: ALTERNATIVAS: 1 - Esforço cortante. 2 - Momento fletor. 3 - Esforço normal. 4 - Momento torsor 5 - Esforço normal combinado com momento fletor.

 

 

8ª QUESTÃO: Uma das manifestações patológicas mais usualmente encontradas são: fissuras, trincas e rachaduras. Suas correções dependem do nível de comprometimento dos elementos, isto é, pode ser pequenos reparos localizados ou a recuperação generalizada da estrutura através dos reforços de fundações, pilares, vigas elajes. Manutenção e Patologia das Edificações. Regina De Toni e Stephanie Vicente Moi. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.

Em relação à identificação do tipo de fissura e às técnicas empregadas no reparo dessa manifestação patológica, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS: As aberturas ativas permanecem estáveis conforme as mudanças de tensões. Um exemplo de fissura ativa é aquela causada pela dilatação e contração térmica. Quando a fissura varia ao longo do tempo ela é denominada de fissura passiva. No caso de fissuras passivas, deve-se promover a vedação, cobrindo-se os bordos externos, e o fechamento da fissura por meio da injeção de material aderente e resistente.Em fissuras ativas e passivas, deve-se promover a vedação, cobrindo-se os seus bordos externos e, eventualmente,preenchendo-as com material rígido e resistente.Para o reparo de fissuras dispensa a criação de barreiras ao transporte de líquidos e gases nocivos para o interior das fissuras, pois as armaduras estão protegidas devido ao cobrimento mínimo estipulado pela norma.Recomenda-se o fechamento de fissuras passivas e ativas com material flexível ao longo da sua profundidade.

 

 

9ª QUESTÃO: A Engenharia Diagnóstica é a disciplina que abrange o processo de identificação das manifestações patológicas e falhas no nível de desempenho das construções (ou ausência delas), visando reparos e/ou aprimoramentos. Podem haver consequências a partir dessas manifestações patológicas, como a corrosão de armaduras, que pode ocorrer por despassivação da armadura em função da diminuição do pH do concreto, devido à reação entre o hidróxido de cálcio a ele inerente e o CO que nele penetra. Esse fenômeno é conhecido como: ALTERNATIVAS: 1 - Carbonatação. 2 - Eflorescência. 3 - Calcinação. 4 - Desagregação 5 - Exsudação.

 

 

10ª QUESTÃO: Compreender os processos de degradação das edificações é um dos propósitos do estudo da engenhariadiagnóstica, dessa forma, é possível estipular os principais métodos e ferramentas voltadas à redução dosseus efeitos.Manutenção e Patologia das Edificações. Regina De Toni e Stephanie Vicente Moi. Maringá – PR: Unicesumar,2022.A respeito das manifestações patológicas e do seu diagnóstico, pode-se afirmar: ALTERNATIVAS: Os nichos de concretagem se caracteriza pela formação de uma frente homogênea de avanço, que promove a formação de zonas de pH distintos. Desse modo, quando a frente de pH mais baixa atinge a região da superfície doaço, ocorre um ataque à película passivadora da armadura, deixando esse material suscetível à corrosão. A manifestação patológica conhecida como exsudação a superfície do reboco descola do emboço, formando bolhas,cujos diâmetros aumentam, progressivamente o reboco apresenta som cavo sob percussão. Exsudação, pode ser compreendido com o fenômeno migratório da água (subida da água) existente na composição para a superfície deste material, levando consigo uma nata de cimento. Isto provoca no concreto uma fraca ligação entre seus materiais, deixando-o suscetível a uma segregação que tenderá a fazer com que seus agregados fiquem soltos ou fáceis de se remover. E florescência é a manifestação patológica que se manifesta através do surgimento de espaços não preenchidos em estruturas de concreto, podendo ser observados em pilares, vigas, lajes ou paredes.Entre as patologias de construção causadas por falha de impermeabilização, destaca-se os nichos de concretagem,cujo aspectos observados são os depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície de revestimentos como pisos (cerâmicos ou não), paredes e tetos.

135 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page